sábado, 7 de maio de 2016

DUELO DE ECONOMIA!! MEUS PRIMEIROS 10.000 KM!! MILLE FIRE X TAKE UP! X MOVE UP! TSI

Fiat Uno Mille Fire 2003, Take Up! 2015 e Move Up! TSI 2016, três ícones da industria automobilística nacional, estes carros marcaram épocas e destacaram-se pela eficiência de desempenho e economia!

Uno Mille

O Uno Mille surgiu em 1990 e tinha a responsabilidade de ser o mais econômico da linha Uno, que nasceu em 1984! Com seu motor de 994 cm3, desenvolvia 48,5 cv a 5.700 rpm e tinha 7,4 kgfm de torque a 3000 rpm. Com seus 790 kg de peso tinha um bom desempenho para a época e inaugurou o seguimento de carros populares com motor 1.0!

Após sua chegada e após seu sucesso de vendas, diversos foram os lançamentos, Chevette Junior, Gol 1000, Escort Hobby foram os primeiros e em 1993 até o extinto Fusca renasceu à pedido do então Presidente da República Sr. Itamar Franco, dai o apelido dos Fuscas Itamar!

De lá para cá, todos evoluíram muito, e o Mille, com esta carroceria foi descontinuado em 2014, pois com a nova legislação, equipamentos como airbag e freios ABS tornaram-se obrigatórios em todos os veículos nacionais e o Uno e a Fiat não encontrou viabilidade técnica e financeira para manter o veiculo na linha.
Das alterações mecânicas sofridas ao longo dos anos, o Mille recebeu carburador eletrônico, no fim de 1993, injeção eletrônica em 1995, e nos modelos 2002 recebeu a maior das inovações, um coletor plástico de admissão e a nova nomeclatura de seu motor, que passou a se chamar de FIRE, nome este que também definia a versão! 

Com esta nova motorização, em 2002 ele foi eleito a Melhor Compra pela revista 4Rodas, e isso graças ao ótimo desempenho da nova versão Fire! O veiculo era rápido, econômico e muito versátil! Nesta época, mesmo contanto já com 18 anos de estrada, o Uno Fire tinha a seu favor a facilidade de manutenção, o desempenho citado, a economia de combustível e a ótima comercialização e valor de revenda. 

Nos testes feitos pela revista Quatro Rodas em sua edição de fevereiro de 2002, o mile alcançou ótimos resultados de desempenho, Atingiu velocidade máxima de 152 km/h, acelerou de 0-100 em competentes 17,5 segundos, precisou de 31,5 m para frear de 80-0 km/h. Não bastasse o ótimo desempenho de pista, o valente carrinho o fez com excelentes medias de consumo de combustível, obtendo medias de 10,0 km/l na cidade e 17,0 km/l na estrada com gasolina. 


Apos isso, mecanicamente ele ganhou injeção flex, e passou a se bi-combustível em 2005 configuração que permaneceu até ser descontinuado em 2014. Uma nova versão deste motor ainda equipa as linhas Palio, Uno e também o novíssimo Fiat Mobi.


VW Up!

 Novo popular mundial da VW, o Up! foi apresentado como conceito em 2007 no Salão de Frankfurt na Alemanha. 

Após muita especulação por parte da imprensa mundial, ele ganhou vida efetiva em outubro de 2011 no mercado Europeu. 

No Brasil ele chegou tão somente 3 anos depois, e isso porque, para o mercado local, ele teve que crescer para atender às nossas demandas de carros pequenos. 

Perdeu sua tampa traseira de vidro e cresceu e é 65 milímetros maior que o europeu. 


Esta diferença se deu porque era preciso ter um tanque maior com 50 litros, na europa é de 35 litros, precisava carregar um estepe convencional, e as portas traseiras ganharam vidros basculantes, na versão europeia os vidros traseiros são fixos. 

No restante, tudo é praticamente igual, inclusive os métodos produtivos e materiais utilizados, que conferiram ao pequenino nota máxima no Latin Ncap.

No Up!, com o tempo e a prática, verificou-se que ele era na prática um carro muito eficiente!

Ao andar neste pequeno VW, o que você percebe de forma clara e nítida é a presença desta eficiência em todos os pontos, nível de acabamento, qualidade de materiais empregados, rigidez estrutural do carro, dirigibilidade, rapidez e principalmente consumo e custo de manutenção!

O Up! atualmente possui duas opções de motorização. O moderno três cilindros 1.0 MPI, que conta com o que há de mais moderno na industria nacional, e dispõe de ótimos 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol a 6.250 rpm e 9,7 kgfm de torque a apenas 3.000 com gasolina e de 10,4 kgfm com etanol. Pesando 902 k atinge velocidade máxima de 165 km/h e faz de 0-100 em aproximados 12,4 segundos com etanol. Dados de Fábrica. 

Para os mais apimentados a VW dispõe ainda da versão 1.0 TSI. Esta dispensa comentários, pois possui consumo de combustível praticamente igual ao irmao aspirado entretanto, entrega muito mais disposição no desempenho, e com mais de 100 cv, e 17 kgfm de torque, acelera de 0-100 em menos de 10 segundos e atinge mais de 190 km/h de velocidade máxima.

Pois bem, apresentados os carros, cade os dados de consumo que fazem parte do titulo da matéria???

Meus Primeiros 10.000 km 

Tive o prazer de poder testar estes tres ótimos compactos nacionais por mais de 7.000 km e tendo anotado todas as ocorrencias pude agora confrontar os dados de consumo e o custo efetivo por km rodado de cada um para então concluir esta singela avaliação.

Ao volante...

O Mille é um ótimo carro, dócil, ágil, fácil de manobrar, custo baixíssimo de manutenção e farta opção de mecânicos para te auxiliar na hora de qualquer problema, afinal aqui valem os mais de 30 anos de mercado.

O Take Up! é um carro que te impressiona desde a primeira vez que você entra nele, é muito maior dentro do que parece ser de fora! Andando, o rugido do tricilíndrico emociona, pois te faz pensar ter um mini V6 sob o capô! Anda muito fácil, é muito rígido e dá muito prazer e tranquilidade ao motorista em qualquer situação de uso! Destaca-se pelo silêncio do interior da cabine e da ótima acústica.

O Move Up! comparado ao Take, alem de todas as virtudes já citadas difere-se em termos de acabamento e facilita sua vida dispondo de computador de bordo, e um ótimo sistema de som original! O som é reconhecidamente um dos melhores para veículos de ate 60 mil reais. Agora, se estiver equipado com o motor TSI... Prepare-se para fortes emoções, feito para ser econômico, este motor transforma o carrinho em uma verdadeira Up!mentinha!!!

Após 7.000 km com cada um destes três carros, e analisar todos os registros de consumo e de despesas com os carros, estes foram os valores obtidos:

Fiat Mille 2003/2004 Gasolina 2 portas, adquirido com 66.287 km rodados em 11/2011:



Em 7.476 km rodados, foram consumidos 529,66 litros de gasolina aditivada, o que dá um consumo médio de 14,12 km/l. Com manutenção e acessórios básicos foram gastos R$ 1.374,00.( Incluindo as despesas tidas até os 10.000 km rodados ou 77.000 do carro)

Dentre as despesas incluem-se instalação de insulfilm, Mp3 Player Pioneer com 04 alto-falantes triaxiais, manutenção de freios dianteiros, trocas de óleo, filtros de óleo e ar, escapamento, alinhamento e balanceamento.



Deste carro destaco a facilidade de manutenção, economia e boa dirigibilidade, desempenho e consumo de combustivel.







Take Up! 2014/2015 Flex 2 portas, adquirido 0 km em Agosto de 2014:


Em 7.763 km rodados, foram consumidos 731,68 litros de etanol comum, o que dá um consumo médio de 10,61 km/l. 

Com manutenção e acessórios básicos foram gastos R$ 1182,00. (incluindo se as despesas com instalação de insulfilm, sistema de som com 02 alto-falantes e MP3 Player Pioneer, e primeira revisão de 10 mil km com alinhamento e Balanceamento)

Destaco neste carro que ele entrega muito mais do que promete!



Move Up! TSI 2015/2016 Flex, adquirido em Dezembro de 2015:


Em 7.162 km rodados, foram consumidos 770,54 litros de etanol comum, o que dá um consumo médio de 9,30 km/l.

Com manutenção e acessórios básicos serão gastos até os 10.000 km aproximados R$ 443,00. (incluindo se as despesas com a instalação de insulfilm e primeira revisão de 10 mil km)

Destaco neste carro a disposição para acelerar sem comprometer o consumo de combustível! É realmente Up!mentinha!



Conclusões
 
Com as medias de consumo e de gastos com os carros, obtidas na prática, projetando os gastos de consumo com os valores médios atuais de combustíveis, Etanol custando R$ 2,19 e Gasolina  comum R$ 2,39 e Aditivada R$ 2,69 chegamos aos seguintes custos efetivos:

Mille Fire: Gasolina

Consumo Médio 14,12 km/l Custo/km R$ 0,24 em 10.000 km R$ 2400,00 + 1374,00 = R$ 3.774,00

Take Up!: Etanol

Consumo Médio 10,61 km/l Custo/km R$ 0,206 em 10.000 km R$ 2060,00 + 1182,00 = R$ 3.242,00

Move Up! TSI: Etanol

Consumo Médio 9,3 km/l Custo/km R$ 0,235 em 10.000 km R$ 2350,00 + 443,00 = R$ 2.793,00

Neste ponto, comprovamos que o saudoso Mille passa o Bastão da Economia para o VW UP! o Projeto moderno e eficiente mostrou-se implacável e efetivamente mais econômico, em tempos de tantas instabilidades econômicas isso é fundamental para qualquer família e com isso, o VW Up! , além de superar o icônico Fiat Mille mostra-se como uma excelente opção de compra!

Destacamos ainda que realmente os TSI são econômicos e oferecem muito mais desempenho sem gastar mais por isso!

Parabéns à Fiat e VW! 

Um ótimo fim de semana à todos!!!




Um comentário:

  1. Parabéns!
    Só um apaixonado por carros poderia fazer uma análise tão detalhada!!

    ResponderExcluir